28/07/2010

SMS Reboque permite saber onde está o carro rebocado




A partir de hoje, terça-feira, os cidadãos do Porto poderão, através de uma mensagem enviada do telemóvel, saber em que parque de recolha está a sua viatura rebocada, sendo o serviço SMS Reboque, criado no âmbito do Simplex, totalmente gratuito.

O serviço SMS Reboque hoje lançado no Porto - com uma experiência em Lisboa que tem sido um "sucesso" - foi apresentado pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, pela secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques e pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

Através de uma mensagem escrita e gratuita enviada pelo telemóvel para o 3838 -- onde é digitada a palavra reboque seguida da matrícula da viatura -- o cidadão recebe a resposta, também ela uma mensagem escrita, com o nome do parque da recolha, morada e horário de funcionamento, cabendo a cada uma das forças policiais - neste momento no Porto assinaram o protocolo de cooperação a PSP e a Polícia Municipal - escolher as informações adicionais a divulgar.

O ministro da Administração Interna experimentou na cerimónia, através do seu telemóvel e digitando a sua matrícula, o funcionamento do serviço, tendo recebido a resposta do sistema informando que o carro não se encontrava em nenhum parque de recolha, aconselhando-o a dirigir-se à esquadra mais próxima.

Esta é uma das mais valias que Rui Pereira aponta como importantes do SMS Reboque, que se prende com o facto de caso o carro não tenha sido rebocado por uma autoridade -- e ressalvando o ministro o caso em que as pessoas se esquecem onde estacionam -- este tenha sido "furtado ou roubado", podendo assim iniciar-se mais rapidamente a "investigação criminal" pelas autoridades competentes.

"O SMS Reboque inscreve-se numa orientação estratégica do ministério da Administração Interna que tem valorizado sempre muito a questão da tecnologia", sublinhou Rui Pereira, considerando que a "utilização da tecnologia em função da segurança" é um ponto muito importante.

"Este investimento financeiro não é significativo porque nós estamos a servirmo-nos de uma plataforma já existente e portanto houve aqui um grande investimento de trabalho", explicou o ministro.

A secretária de Estado da Modernização Administrativa realçou que em Lisboa mais de 60 por cento das pessoas que vêm os seus carros rebocados utilizam o SMS Reboque, salientando que esta é uma medida transversal e de colaboração entre vários organismos.

"Esta é uma medida exemplar porque permite a utilização de uma capacidade instalada" afirmou Maria Manuel Leitão Marques.

Acrescentou que a plataforma foi criada para um serviço que permite aos eleitores saberem, por SMS, qual é a sua mesa de voto, mas é também já utilizada pelo Ministério da Saúde, pela Ministério da Justiça e pelas autarquias.

A secretária de Estado apelou ainda aos portuenses para que, apesar da excelência do serviço, não precisem de o utilizar porque isso será sinal de estacionamento legal.

in JN.

19/07/2010

Resumo do SATA Rally Açores

Bruno Magalhães a partir tudo, Meeke ia cair à Lagoa Verde das Setes Cidades, Mikkelsen vai contra a vacas e de resto tudo em ordem....

Para ver um resumo em vídeo é só clicar...

http://videos.sapo.pt/J2LoupcfCSRyzjj1dvM1

16/07/2010

Na Ericsson, o futuro da Internet já começou a ser trabalhado.




A companhia sueca está a desenvolver atualmente três técnicas de transmissão de dados através de WDM-PON: uma que dá pelo nome de Remote Seeded ONT; a reutilização de frequências; e uma terceira conhecida por Laser Configurável (laser tunable).

Foi esta última solução que a Ericsson Portugal demonstrou hoje em na sua sede. Além de atribuir a cada cliente uma frequência de luz (lambda) com uma largura de banda máxima de 10 Gbps, o WDM-PON com Laser Configurável permite transferir dados a alta velocidade a mais de 85 quilómetros de distância.

As previsões da Ericsson apontam para que, apenas em 2013, esta tecnologia acompanhe as redes de fibra ótica na conquista do segmento doméstico.

Hoje, a esmagadora maioria dos utilizadores não precisa de 10Gbps (o download de um filme inteiro demora menos de um segundo), mas a Ericsson recorda que as tecnologias estão sempre a evoluir e, provavelmente, as necessidades dos consumidores vão mudar nos próximos anos.

Vídeo em Alta Definição, filmes em 3D, a expansão do cloud computing ou serviços de domótica são alguns dos exemplos de serviços e aplicações que vão exigir cada vez mais recursos de rede. “Segundo as nossas previsões, em 2020, mais de 50 mil milhões de dispositivos estarão conectados à Net em todo o mundo. Logo, não será de estranhar que alguém precise de 10Gbps”, lembra Joaquim Santos, diretor da Área de Infraestruturas de Rede da Ericsson em Portugal.

Carl Hansson, gestor de soluções da Ericsson, recorda que, antes da implementação do WDM-PON, os acessos domésticos e empresariais vão ter de migrar do cabo coaxial e do cobre (ADSL) para as futuras redes de fibra ótica (Fiber To The Home): “A migração para a fibra ótica tem variado de país para país, mas penso que Portugal tem feito uma aposta importante nesta área e está bem posicionado”.

Nas primeiras redes de fibra ótica tem dominado a tecnologia GPON, com velocidades máximas de 2,5 Gbps. A passagem para a WDM-PON vai exigir a substituição de routers e equipamentos que gerem o tráfego, mas permite manter a fibra ótica que já estava instalada anteriormente. Só quando chegar o momento de proceder à migração, os operadores vão escolher qual das três técnicas já desenvolvidas para WDM-PON vão ser adotadas a cada cenário.

Hansson desmitifica a velocidade permitida pelo WDM-PON: “Há sempre uma constante substituição de tecnologias. O mesmo acontece com os serviços e aplicações: no futuro vamos querer ter soluções que hoje nem sabemos que existem”

Retirado de "Pirata Tuga"

01/07/2010

Força Paraguai!



Adepta paraguaia despe-se se a selecção chegar às «meias»!

A mais famosa adepta do Paraguai, Larissa Riquelme, revelou que irá despir-se à frente dos adeptos se a selecção sul-americana derrotar a Espanha e marcar presença nas meias-finais do Mundial.

A modelo paraguaia está consciente das dificuldades que o Paraguai irá encontrar frente à Espanha e para mostrar o seu apoio incondicional está pronta para despir-se se seguirem rumo às meias-finais do Mundial.

in a bola http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=212333