28/07/2010

SMS Reboque permite saber onde está o carro rebocado




A partir de hoje, terça-feira, os cidadãos do Porto poderão, através de uma mensagem enviada do telemóvel, saber em que parque de recolha está a sua viatura rebocada, sendo o serviço SMS Reboque, criado no âmbito do Simplex, totalmente gratuito.

O serviço SMS Reboque hoje lançado no Porto - com uma experiência em Lisboa que tem sido um "sucesso" - foi apresentado pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, pela secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques e pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

Através de uma mensagem escrita e gratuita enviada pelo telemóvel para o 3838 -- onde é digitada a palavra reboque seguida da matrícula da viatura -- o cidadão recebe a resposta, também ela uma mensagem escrita, com o nome do parque da recolha, morada e horário de funcionamento, cabendo a cada uma das forças policiais - neste momento no Porto assinaram o protocolo de cooperação a PSP e a Polícia Municipal - escolher as informações adicionais a divulgar.

O ministro da Administração Interna experimentou na cerimónia, através do seu telemóvel e digitando a sua matrícula, o funcionamento do serviço, tendo recebido a resposta do sistema informando que o carro não se encontrava em nenhum parque de recolha, aconselhando-o a dirigir-se à esquadra mais próxima.

Esta é uma das mais valias que Rui Pereira aponta como importantes do SMS Reboque, que se prende com o facto de caso o carro não tenha sido rebocado por uma autoridade -- e ressalvando o ministro o caso em que as pessoas se esquecem onde estacionam -- este tenha sido "furtado ou roubado", podendo assim iniciar-se mais rapidamente a "investigação criminal" pelas autoridades competentes.

"O SMS Reboque inscreve-se numa orientação estratégica do ministério da Administração Interna que tem valorizado sempre muito a questão da tecnologia", sublinhou Rui Pereira, considerando que a "utilização da tecnologia em função da segurança" é um ponto muito importante.

"Este investimento financeiro não é significativo porque nós estamos a servirmo-nos de uma plataforma já existente e portanto houve aqui um grande investimento de trabalho", explicou o ministro.

A secretária de Estado da Modernização Administrativa realçou que em Lisboa mais de 60 por cento das pessoas que vêm os seus carros rebocados utilizam o SMS Reboque, salientando que esta é uma medida transversal e de colaboração entre vários organismos.

"Esta é uma medida exemplar porque permite a utilização de uma capacidade instalada" afirmou Maria Manuel Leitão Marques.

Acrescentou que a plataforma foi criada para um serviço que permite aos eleitores saberem, por SMS, qual é a sua mesa de voto, mas é também já utilizada pelo Ministério da Saúde, pela Ministério da Justiça e pelas autarquias.

A secretária de Estado apelou ainda aos portuenses para que, apesar da excelência do serviço, não precisem de o utilizar porque isso será sinal de estacionamento legal.

in JN.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui poderá dar largas à sua imaginação!